
Em primeiro lugar, é preciso entender que as dificuldades de aprendizagem são dificuldades caracterizadas como desordens na aquisição de habilidades importantes para o aprendizado.
Em outras palavras, as dificuldades de aprendizagem dificultam a capacidade das crianças ao lerem, escreverem e realizarem cálculos. Além disso, aspectos como planejamento, organização, memória de trabalho, atenção e raciocínio também enfrentam dificuldades.
Dessa forma, a neuropsicopedagogia se encarrega de focar em pontos interligados ao processo de aquisição do conhecimento. É possível destacar aqui que a observação e a análise da dinâmica de aprendizagem são questões importantes, sobretudo aquelas que se referem ao comportamento, ao aspecto cognitivo da memória e da atenção e ao afetivo-social.
Ressalto ainda que, quando esse profissional possui a parceria dos professores e equipe escolar, os resultados em prol do paciente/aluno tendem a se desenvolver com uma qualidade diferenciada, pois é na escola que a criança irá colocar em prática todo suporte, orientação e treinamento cognitivo que recebe em terapia.
Os pais também são aliados indispensáveis para o bom desempenho, uma vez que se eles realizarem alguns treinos em casa, estamos ampliando a rede de apoio e a estimulação em mais de um ambiente.
Dificuldade de aprendizagem não passa sozinha, procure por avaliação profissional.
Fernanda Niederauer
Neuropsicopedagoga Clínica / CBO: 239440
Especialista em Desenvolvimento Infantil e Transtorno de Aprendizagem
Terapeuta Analista do Comportamento-ABA
(47) 9 8845-0297
neuroppfernanda@gmail.com
@neuroppfernanda
Foto @marciojrph