
Para quem não conhece, a ideia que se tem do Pilates pode fazer parecer que é uma prática com pouco esforço, mas não é bem assim. É um exercício de baixo impacto, porém supereficiente pois o seu trabalho é global. Vamos abordar alguns de seus benefícios:
Força muscular
Mesmo com o baixo impacto, os músculos podem ser exercitados. Os aparelhos de Pilates modernos são versões aperfeiçoadas do que Joseph Pilates, focando o exercício em força, equilíbrio, flexibilidade e união de cuidados do corpo com a mente.
Flexibilidade e equilíbrio
Com ou sem aparelhos, os exercícios exigem flexibilidade do praticante e permitem que ele melhore nesse aspecto. Em poucos meses já é possível sentir grandes mudanças.
Densidade óssea
Pilates é um exercício que fortalece os músculos, mas também tem efeito positivo nos ossos. Especialmente se combinado com uma dieta rica em cálcio, o Pilates pode aumentar a densidade óssea, o que é uma proteção contra fraturas e dores. Além disso, o fortalecimento ósseo ajuda as articulações que, no Pilates, ficam protegidas de altos impactos. A combinação de Pilates com suplementos para cartilagens e articulações pode ajudar ainda mais a protegê-las!
Postura
O Pilates também ajuda a melhorar a postura. Ele serve para garantir um corpo saudável como um todo e uma coluna ereta é importante para isso. Especialmente no caso de pessoas que passam muito tempo de seu dia sentadas, a manutenção da postura através de exercícios como o Pilates é uma excelente ideia, em qualquer idade.
Por Cristina Muhlbrandt Keller
Educadora Física | Proprietária do Top Pilates
Especialista em Pilates
Coach Internacional em Exercícios Hipopressivos
📱 (47) 3045-2444 | 📱 (47) 9 8861-5024
Rua João Rodi, 127 | Fazenda | Itajaí – SC
@toppilates
www.topilates.com.br