
De acordo a Sociedade Brasileira de Lentes de Contato mais de 2 milhões de pessoas usam lentes no Brasil. Isso porque muitas pessoas necessitam de correções na visão, e como as lentes de contato têm a mesma função dos óculos de grau, tornaram-se aliadas para quem possui miopia, astigmatismo, hipermetropia entre outros problemas oculares, pois garantem maior liberdade de movimentos, praticidade e estilo.
Mas quais os tipos de lentes e como escolher? As lentes de contato podem ser fabricadas de dois materiais: rígido ou gelatinoso. As rígidas são para quem possuem um alto grau de astigmatismo ou alguma doença ocular que afeta a córnea. As lentes gelatinosas, entretanto, são para as pessoas com miopia, hipermetropia e entre outros.
É importante ressaltar que para cada problema visual há uma indicação específica de lente de contato. Por isso, o primeiro passo para decidir qual lente usar é procurar um oftalmologista. Cabe ao médico indicar e acompanhar a adaptação das lentes, evitando assim, infecções, conjuntivites e lesões que podem ser causadas por lentes de contato mal adaptadas.
Existem alguns cuidados com as lentes que devemos tomar: sempre lavar as mãos antes de aplicá-las; higienizá-las com soluções de limpeza apropriadas ao tipo utilizado; respeitar o prazo de validade determinado pelo fabricante; removê-las antes de dormir; trocar com frequência o estojo de conservação.
Ficou interessado em usar lentes de contato? Agende uma consulta para tirar suas dúvidas e fazer os exames necessários para ter a melhor experiência com as lentes.
HOSC – Hospital de Olhos de Santa Catarina
http://www.hosc.med.br
📱 (47) 3367-0077
Av. do Estado, 1970 | Balneário Camboriú – SC
@hoscmed