Como usar as cores tendência em 2020 na decoração

Cinco ambientes planejados por profissionais da área têm os tons deste ano em destaque, privilegiando equilíbrio e conforto

Colorir a casa está sempre em alta, pois garante vida e dinamismo aos ambientes. Pode ser uma parede de destaque, alguns móveis ou somente uma peça – o importante é ter uma composição harmoniosa e cheia de personalidade. Todos os anos alguns tons são apontados como tendências por instituições renomadas. A partir de uma análise minuciosa, elas divulgam aqueles que prometem estampar revistas, lares e roupas. Para 2020, por exemplo, a Worth Global Style Network (WGSN), referência em consumo e design, elegeu cinco opções: Neomint, Purist Blue, Cantaloupe, Mellow Yellow e Cassis. Trata-se de uma cartela bastante diversa, composta por tons calmos e outros vibrantes.  

A boa notícia é que todos podem ser vistos, na prática, em espaços cuidadosamente planejados por profissionais que participam da mostra Colors Trend Masotti, iniciativa lançada em julho deste ano pela Masotti Florianópolis. Assim, será possível ter ideias de como usar tais tonalidades no dia a dia, de um jeito criativo e bastante funcional.

São cinco ambientes no total, planejados por diferentes escritórios baseados em Florianópolis e região. É a atmosfera colorida tomando conta da Masotti!

O tour começa por um living que abraça

“Um tom terroso, laranja. É uma cor quente, ou seja, tudo o que precisamos agora”. Não existe melhor definição do que a do arquiteto Marco Antônio Medeiros para a cor Cantaloupe, um laranja intenso, com nuances de amarelo. “Foi uma grata surpresa trabalhar com ele. É ideal para aquecer o lar, trazer mais alegria para as pessoas”, comenta.

O ambiente foi pensado para garantir conforto, momentos de diversão e remeter a coisas boas, como viagens. “Imaginei um espaço para que as pessoas pudessem viajar dentro de casa, seja para assistir shows e filmes em um sofá ergonômico, em couro, para receber familiares queridos”, ressalta. O modelo é o Orion, disponível na Masotti.

À frente, no lugar de uma mesa de centro, o profissional criou uma composição de baús de couro para reforçar a atmosfera de boas memórias. “Quem não lembra dos pais e dos avós com um baú antigo? Então, pensei, por que não levar isso para dentro de casa?”, conta. Como as pessoas estão trabalhando em casa com maior frequência, o profissional ainda especificou um cantinho para o home office, com uma escrivaninha super charmosa (modelo Malu, criada pelo Estúdio Casulo). O tom Cantaloupe marca presença em diferentes elementos, como nas obras chamadas Árvore da Vida, assinada pela artista Patrícia Vieira, e nas poltronas Round, criações do designer Bruno Faucz.

 Jantar especial

O arquiteto Leandro Sumar, à frente do escritório que leva o seu nome, foi o responsável por pincelar a cor Purist Blue pela sala de jantar [foto de abertura]. Trata-se de um azul acinzentado, bastante versátil, que pode ser adaptado a diferentes contextos e personalidades. Segundo ele, a principal inspiração para o ambiente foi o céu, “um lugar livre e leve, sem quaisquer tipo de julgamento”, como o próprio profissional define. Harmoniosa, a composição tem o branco como base, com peças pontuais na cor Purist Blue, como a poltrona e o quadro Blue Love (1,6 x 1,5 m), feito pelo artista Thiago Valdí exclusivamente para o espaço. “Ele quis retratar a identidade de uma mulher negra, com traços fortes e marcantes, para deixar o ambiente bastante humanizado”, explica. Complementam a ambientação dois painéis de porcelanato (modelo Infinity precious Sodalite da Gramarcal, 320mx160m), e outro grande formato da Portobello Bianco Di Elba (2,40m x 1,20m).

A grande sacada do profissional foi usar a neutralidade do branco, justamente para refletir o azul, fazendo-o ficar mais presente, sem pesar. Arrematam a composição a mesa de jantar (modelo Diamond) e as cadeiras em linho (modelos Flérs e Idem – esta última do designer Luia Mantelli). O mesmo material reveste o sofá o que, segundo Leandro, confere leveza ao espaço.

 Amarelo para aquecer

O amarelo queimado do tom Mellow Yellow é puro charme que, nas mãos de Luciana Thiesen Hass e Leandro Thiesen, do escritório Thiesen Arquitetura, ganhou ainda mais destaque. “É uma cor quente, que lembra o dourado do verão e do outono. Por isso, batizamos o espaço de Aurore”, explica a profissional. O living conta também com um home office, para acomodar com conforto quem trabalha em casa.

Uma das peças de destaque, segundo Luciana, é a poltrona Era, do designer Eduardo Bortolai, disponível na Masotti. Outro item que realça a composição é o quadro da galeria de arte La Insalata, que traz detalhes de uma folha. Além das peças com o tom quente, os profissionais ainda fizeram uma mistura harmoniosa de texturas, como madeira, tecidos crus e couro. Para arrematar, o sofá Margot, assinado por Zanocchi e Starke, e a mesa de centro Juliet, criação do Studio Arte Nova.

Aconchego no jantar

Os irmãos Cristiana e Giovani Delpizzo, do escritório Delpizzo Arquitetura, foram convidados para planejar a sala de jantar da mostra. E o tom escolhido para o ambiente foi o Neomint, um verde bastante suave, puxado para o menta. Aliás, é essa sensação que temos ao entrar no local, um espaço aconchegante e confortável. Um verdadeiro convite para passar horas conversando em família. O tom está presente nas cortinas (Valentina Décor), responsáveis por regular a entrada de luz. Ao lado delas, aquarelas assinadas por Camila Saavedra, também com a tonalidade. 

Logo à frente, com 3 metros de extensão, a ampla mesa de madeira (modelo Avila Especial, à venda na Masotti) faz companhia para as cadeiras Mona e Mademoiselle, de Ilmari Tapiovaara. A presença de algumas pinceladas suaves de dourado dão a sofisticação necessária ao ambiente.

Quarto com personalidade

O fim deste roteiro por espaços cheios de cor é o quarto, planejado por Franciele Fantini, do escritório Duo Traço Arquitetura. A cor de destaque do ambiente é o Cassis, um roxo com subtom de rosa. “Me inspirei no próprio fruto para dar início ao processo criativo, que resultou em uma composição de preto, roxo e creme, tonalidades baseadas em possibilidades gastronômicas do Cassis”, ressalta a profissional. Planejado para um jovem casal, o dormitório conta com nuances em metal dourado, tom que representa as joias de uma união. Um dos destaques, segundo a profissional, é a cabeceira que “abraça”, desenhada especialmente para o ambiente. “A peça tornou-se o pano de fundo e a protagonista da composição, tanto que foi incorporada ao mix de produtos da Masotti, levando o meu nome, Cabeceira Fantini”, comemora.

A harmonia foi conseguida pelo equilíbrio simétrico do pano de fundo com uma mistura de linhas retas e orgânicas, tons neutros e mais fortes. “Fizemos um mix também de preto com branco, feminino com masculino, clássico e contemporâneo”, conta. O resultado, como define a profissional, é um convite para desfrutar de um verdadeiro refúgio particular. A cadeira (modelo Louvre) e a mesa de cabeceira (modelo Horus), com detalhes de aço inox dourado, reforçam essa atmosfera.

Texto: Juliana Duarte

Fotos: Fernando Willadino

Concepção Colors Trend Masotti: Casa de la Gracia Comunica 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s