UM PAPO SOBRE MODULAÇÃO HORMONAL 

A menopausa é um evento que acontece, no geral, com mulheres entre 45 e 55 anos, e corresponde ao último ciclo menstrual feminino. No entanto, sabe-se que o declínio hormonal já ocorre muito antes, quase sempre trazendo uma série de sinais e sintomas. 

Distúrbios menstruais, cansaço, oscilações do humor, irritabilidade, ansiedade, insônia e falta de desejo sexual são as queixas mais relatadas. Achar que a mulher precisa sofrer por se tratar de um evento fisiológico do processo de envelhecer, ou ainda, que precisa esperar a última menstruação de fato para buscar tratamento, é uma crendice ultrapassada.

 Além do estilo de vida, por meio de escolhas alimentares saudáveis e prática de exercícios físicos, que impactam significativamente nos sintomas, a modulação hormonal é segura e aliada no tratamento do climatério. E não falo de doses altas em busca de estética ou formas musculosas, mas sim de doses hormonais fisiológicas capazes de corrigir o metabolismo ineficiente nessa fase da vida. Ao contrário da reposição hormonal clássica (com comprimidos via oral) que era feita há anos, atualmente o tratamento com hormônios costuma ser feito por via transdérmica ou de implantes, com menos riscos ao paciente. Mas uma modulação hormonal bem-feita e segura requer cuidados, como terapias para desinflamar e detoxificar o organismo, e acompanhamento multidisciplinar. 

Na Amaya, profissional e paciente caminham juntos, comprometidos acima de tudo com a saúde e o bem-estar. 


Mara Lucia Mafra

Médica nutróloga com abordagem em medicina integrativa 

Sócia Amaya Saúde integrativa 

CRM-SC 13294/ RQE 11972

@dramaravilhosa

(47) 9 9724-1581

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s