
A menopausa é um evento que acontece, no geral, com mulheres entre 45 e 55 anos, e corresponde ao último ciclo menstrual feminino. No entanto, sabe-se que o declínio hormonal já ocorre muito antes, quase sempre trazendo uma série de sinais e sintomas.
Distúrbios menstruais, cansaço, oscilações do humor, irritabilidade, ansiedade, insônia e falta de desejo sexual são as queixas mais relatadas. Achar que a mulher precisa sofrer por se tratar de um evento fisiológico do processo de envelhecer, ou ainda, que precisa esperar a última menstruação de fato para buscar tratamento, é uma crendice ultrapassada.
Além do estilo de vida, por meio de escolhas alimentares saudáveis e prática de exercícios físicos, que impactam significativamente nos sintomas, a modulação hormonal é segura e aliada no tratamento do climatério. E não falo de doses altas em busca de estética ou formas musculosas, mas sim de doses hormonais fisiológicas capazes de corrigir o metabolismo ineficiente nessa fase da vida. Ao contrário da reposição hormonal clássica (com comprimidos via oral) que era feita há anos, atualmente o tratamento com hormônios costuma ser feito por via transdérmica ou de implantes, com menos riscos ao paciente. Mas uma modulação hormonal bem-feita e segura requer cuidados, como terapias para desinflamar e detoxificar o organismo, e acompanhamento multidisciplinar.
Na Amaya, profissional e paciente caminham juntos, comprometidos acima de tudo com a saúde e o bem-estar.
Mara Lucia Mafra
Médica nutróloga com abordagem em medicina integrativa
Sócia Amaya Saúde integrativa
CRM-SC 13294/ RQE 11972
@dramaravilhosa
(47) 9 9724-1581