DESIGN BRASILEIRO: ZANINI DE ZANINE

Icônicas, marcantes, simples e atemporais, assim podemos definir um pouquinho do nosso design brasileiro! Expressivo, busca traduzir em seus desenhos e projetos a alma brasileira, suas perspectivas e sua tropicalidade. Estes grandes profissionais nos representam pelo mundo e ganham cada vez mais destaque. Que tal conferir um pouquinho dessas personalidades e de suas peças?

ZANINI DE ZANINE

Nascido no Rio de Janeiro e graduado pela PUCRio, o designer industrial Zanini de Zanine cresceu observando e aprendendo com seu pai, célebre arquiteto e também designer, José Zanine Caldas. 

Conviveu com figuras notórias do modernismo, dentre suas grandes oportunidades, Zanini De Zanine, estagiou no escritório de Sérgio Rodrigues, onde possibilitou ter ainda mais contato com conceitos e lógicas de projeto – criando e projetando independente da tendência atual, onde modela uma personalidade diferente em cada criação.

Por volta de 2002, baseado no legado de seu pai, começou a produzir móveis em madeira maciça, em séries limitadas e exclusivas, com peças de demolição – colunas e vigas – batizadas como “Carpintaria Contemporânea”.

Já a partir de 2005, começa a criar uma linha de móveis com peças produzidas industrialmente, onde além de madeira com origem controlada, utiliza-se também de diversos materiais: plástico, metacrilato, metais e outros produtos industrializados. Para representar essa nova linha, Zanini criou, em 2011, o Studio Zanini. 

Zanini de Zanine, enfatiza: “Acredito que é possível fazer um produto muito funcional em escala e, com ela, alcançar o prazer do uso; do mesmo jeito, posso criar objetos que agradam esteticamente. Se conseguir misturar os dois é melhor ainda. Para mim, é uma experiência muito interessante adquirir conhecimento das duas formas.”. 

Como resultado dessas experiências e criações, têm-se inúmeros prêmios, convites a palestras, participações em exposições e reconhecimentos. Entre as premiações, ele recebeu os mais importantes prêmios do design nacional, como o IDEA Brasil e Museu da Casa Brasileira. Entre as premiações internacionais, destaque para a nomeação de designer do ano pela Maison&Objet Américas em 2015 e o Design Excellence Award New Generation, em que foi o único brasileiro homenageado em 25 anos de premiação no Philadelphia Museum of Art, e o IF Design Award e o A’Design Award.


LM ARQUITETURA E INTERIORES
Laisy Munari e Leslye Mary Costa
📱 (47) 99912-0287 | (49) 99933-8263
@lm.arquiteturaeinteriores

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s