O MEDO DA PERDA AFETIVA

Como vencer o medo de perder o meu amor? Questionamento torturante que permeia o coração de muitas pessoas, onde o fantasma da insegurança faz morada.

 A capacidade de superar este medo dependerá da estrutura emocional do indivíduo.  Segundo a Teoria do Apego Emocional, a psicóloga Mary Ainsworth esclarece que, o Apego Seguro, está relacionado com crianças que receberam cuidado, afeto e validação em sua infância. Na vida adulta tendem a ter relações estáveis e duradouras. Pessoas que sofrem de Apego Inseguro Preocupado buscam conforto nas relações, e oscilam entre o conforto X raiva e medo.  Mendigam afeto pela necessidade de serem acolhidas. A ambivalência é produzida pelo medo da perda e rejeição, tornam-se prisioneiros de suas carências. 

Para John Bowldy psiquiatra e psicanalista britânico, “o apego está ligado à sensação de segurança.” A forma de lidar com as relações vai sendo construída pelo sujeito a partir da qualidade do vínculo parental, das vivências inter-relacionais decorrentes da infância e da adolescência.

Augusto Cury pontua, “… o ciúme como medo da perda, necessidade de controle, cobrança e atenção exagerada é um desvio doentio dessa necessidade de aproximação”. O medo contribuirá para ocorrer a temida perda.

Como superar estes medos? Iniciando pelo autoconhecimento, para entender porque reagem desta maneira. No processo psicoterapêutico, cada um encontrará as respostas, das inseguranças e das carências. É libertador saber que podem mudar que não necessitam da validação do outro, pois terão confiança e admiração por si mesmos. Sem o medo das perdas, passarão a amar e serem amados.


Por Claudete de Morais | @claudetedemorais_

CRP 12/01167 – Doutoranda em Psicologia Clínica

(47) 9 9274-6439 / claudetedemorais.com.br

Deixe um comentário