Valorize o Que Realmente Importa!

Valorize! Que tal aproveitarmos esse tempo de isolamento social para refletirmos um pouco sobre a nossa vida?

Podemos usar esse momento para lembrarmos do que realmente importa, valorizarmos o que realmente importa e agradecer por tudo aquilo que foi nos dado.

Pare nesse momento por 10 segundos, feche os olhos e lembre de todos  os abraços e beijos nas pessoas que você mais ama. Um pequeno ato que antes parecia normal, corriqueiro, hoje tem feito bastante falta, não é?

Aproveite todo esse tempo para colocar em cheque tudo aquilo que é importante para você, e passe agora enxergar com outros olhos.

Agora use como mantra a seguinte frase: vou valorizar o que realmente importa!

”Mas e as coisas ruins que acontecem comigo?”

Existem momentos em que situações não tão boas acabam acontecendo. Mas você sabia que até de situações ruins podemos tirar algo construtivo e benéfico que podem agregar muito. Aprendizado não se refere somente ao que é positivo, mas o que é negativo também. Afinal, podemos aprender com todos os tipos de situações.

É mais que o normal que muitas pessoas não aprendem a importância do aprendizado com rapidez. Muitas vezes é necessário que algo ruim aconteça para podermos tirar uma lição. São nesses momentos em que você adquire mais experiência, conhecimento, humildade e maturidade.

É importante salientar que essa consciência de saber filtrar não é algo que acontece da noite para o dia. É preciso se dedicar para abrir sua mente e obter mais inteligência emocional duranteo cotidiano.

Quando você aprende com cada pessoa e situação que te rodeia, e presta atenção nos detalhes por mais pequenos que sejam, e fica atento ao que acontece com você todos os dias, você sempre pode extrair um aprendizado valioso.

Observe tudo que está acontecendo ou poderá acontecer, e identifique quais são os pontos que você pode tirar aprendizagem e analise como essa nova sabedoria pode se encaixar na sua vida e te melhorar como ser humano.

Como exercitar a valorização das pequenas coisas no dia a dia

Entenda o que realmente importa: uma das grandes dificuldades de quem não consegue valorizar as pessoas, situações ou coisas importantes da vida, é não saber identificar o que é realmente relevante.

Então, antes de agir com impulsividade, pense se o que você está prestes a fazer vai acrescentar algo na sua vida profissional ou pessoal. Reflita se o resultado dessa ação será proveitoso. E, principalmente, esteja preparado para as consequências, sejam elas boas ou ruins.

Valorize todas as conquistas: não importa o tamanho do que você conquistou, esqueça aquela história de apenas focar nos objetivos grandes. Comemore cada conquista que você consegue na sua jornada, seja pequena ou grande, não importa. Qualquer que seja o tamanho, esse fato será importante na sua vida, trazendo consequência e abrindo espaço para mais vitórias.

Faça uma revisão da sua vida pessoal: é muito importante que você reveja tudo que envolve o seu cotidiano. Pense e repense sobre as suas amizades, família, hobbies, estilo de vida, considerando o que envolve cada um desses itens e como isso influência na sua vida pessoal.

Reflita se esses pontos e muitos outros que fazem você se sentir bem e amada, e de qual forma você pode retribui-los. E não hesite em se afastar daquelas pessoas, atividades ou coisas que não te fazem bem. Portanto, esse tipo de cuidado é essencial para manter o seu bem-estar mental e físico, pois traz mais leveza e simplicidade ao seu dia a dia e te faz perceber como sua vida tem muitas coisas boas para oferecer.

Descomplique: Apesar de algumas situações na sua vida ser tão complicado, é hora de parar de cultivar o problema e descomplicar tudo. Livre-se desse peso, e de toda carga negativa para se sentir mais leve e com o bem-estar mental e físico restaurado.

Não pense duas vezes em pedir ajuda caso você não consiga se livrar do que está acontecendo com facilidade. Você não precisa fazer tudo sozinho e pode contar com várias pessoas. Pense nos seus amigos e familiares  como base de apoio e conte com eles para te da essa mãozinha. Só lembre-se de estar disponível caso eles precisem de você mais tarde. A vida é uma troca.

Ser grato é o caminho

Planeje em acordar todos os dias e agradecer por tudo que você possui.  Reconheça que por mais que não tenha tudo que quer, você tem aquilo que você ama. Isso já é um grande motivo para ser grato, não é? É o ponto de partida da gratidão.

Não importa a quantidade do que você tem, o que nos falta pode nos motivar a ir a luta para conquista, e isso não isentar a gratidão que temos pela nossa própria vida.

Precismos do nosso autoconhecimento para entendermos tudo aquilo que precisamos, e temos, e todas as emoções que vivenciamos.

Nem tudo é material, é físico.

Desta forma, a gratidão é uma das mães mais férteis no que se refere a emoções positivas. Por isso a importância de cuidar dela.

Um bom exercício para estimular a gratidão pode ser escrever uma carta ou mensagem a uma pessoa que um dia nos ajudou com alguma coisa.

E agradeça pela vida dela e por tudo que ela já te proporcionou.

Em um momento, se dedique a tirar um tempo para pensar onde gostaríamos de focar nossa gratidão.

Escreva um diário e anotar três coisas pelas quais nos sentimos gratos pode nos ajudar a valorizar o que temos.

Se for possível, faça uma lista com tudo que você tem e que merece seu apreço, seu carinho e sua valorização.

Em resumo, são rotinas simples que podem nos lembrar de tudo que temos quando só conseguimos pensar no que nos falta.

Valorizar!!! Essa é palavra para germinar no seu coração.

Fonte: PirilampoKids

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s