SENSIBILIDADE E TÉCNICA REVELADAS PELAS LENTES DE MARCIO JUNIOR

Em mais de dois anos assinando as capas e os principais ensaios fotográficos da revista Bem-Estar, hoje o destaque por aqui é ele: o fotógrafo Marcio Junior.

Com uma carreira sólida e mais de 14 anos de experiência, seu trabalho se tornou referência em toda a região pela mais alta qualidade que entrega aos seus clientes. Além disso, é conhecido pela elegância, sofisticação e beleza que captura a cada clique, o que o tornou um destaque no mercado de fotografia de Santa Catarina. Para saber um pouco mais sobre o sucesso deste talentoso fotógrafo, confira o nosso bate-papo.

Marcio, nos conte como o universo da fotografia entrou em sua vida e quantos anos tinha quando fez seus primeiros clicks.

A fotografia entrou na minha vida de uma forma muito natural. Sempre fui amante da fotografia e costumava fazer registros de objetos e coisas que me chamavam a atenção, até o momento em que eu me interessei de fato pelo mundo da fotografia como profissão e não como hobby. Iniciei em 2009, em um estúdio fotográfico onde eu fazia a pós-produção das imagens, como tratamento de pele, correção decor e etc., sem muito contato com o registro em si, mas com o pós. Eu sabia que queria estar inserido no mundo da fotografia de alguma forma. Então, observando o que eu conseguia “corrigir” na foto eu seria mais “assertivo” na hora de fotografar.

Qual é a sua abordagem para capturar imagens únicas e memoráveis?

Acredito que toda pessoa tem sua essência única. É muito interessante como cada ensaio flui de uma certa forma ou outra e como cada um tem um trejeito diferente. Mas eu sempre converso bastante com a pessoa a ser fotografada e entendo como ela está se vendo naquele momento, qual imagem ela gostaria de passar, o que ela mais gosta em si etc. Muita conversa, de forma descontraída, sempre.

Como você descreveria seu estilo fotográfico?

Sempre fui apaixonado por moda. Por muito tempo acreditei que eu gostaria de fotografar somente campanhas, editorias e modelos. De fato, isso acontece, mas percebi que o que me atrai é a liberdade criativa desse mundo, looks ousados e fashionistas. Acaba sendo o que me mantém vivo artisticamente falando: poder expressar a minha arte e criar. Tento trazer esse mundo fashionista para os meus ensaios com pessoas comuns que não são modelos.

Qual é a importância da fotografia na sociedade atual?

A fotografia sempre esteve presente em nossas vidas de uma maneira muito sentimental. Antes do digital, era a única forma de termos um registro impresso. Hoje, vejo a fotografia como necessidade e importante para todos nessa era do mundo digital, mas de uma forma mais rápida e momentânea por conta da demanda e menos do interesse em ter uma memória eternizada.

Como você se mantém atualizado e inspirado em sua carreira?

Tenho muitos fotógrafos que me inspiram e me ajudaram a formar o meu estilo fotográfico como: Patrick Demarchelier, Steven Meisel, Mario Testino, entre outros. Mas alimentar a minha “biblioteca visual” com referências fotográficas, revistas, filmes, séries, me auxilia a me manter inspirado e atualizado.

Como você lidou com desafios e superou obstáculos em sua carreira de fotografia?

Síndrome do impostor. Sempre achei que meu trabalho não era suficiente, que os outros fotógrafos tinham um trabalho melhor que o meu, enquanto havia pessoas que admiravam o meu trabalho, até mais do que eu mesmo. Esse era meu maior desafio e por muito tempo me manteve travado, impossibilitado de fazer o que eu mais amava. Só depois de muito tempo (e terapia risos) entendi que eu deveria olhar para o meu trabalho com mais carinho e apreciar mais a minha caminhada do que focar lá na frente, no resultado e extraordinário dos outros. Degrau por degrau, um passo de cada vez e no meu tempo.

Qual é a sua principal realização profissional até agora?

Foram várias, mas com certeza meu estúdio atual é a minha maior realização. Conseguir um lugar no mundo onde tem a minha personalidade em todos os cantos, atender meus clientes da forma como eu gostaria de ser atendido, é algo que me preenche diariamente.

Como você gerencia projetos e trabalha com clientes?

É uma montanha russa. Muitas vezes falta tempo pros inúmeros projetos que eu gostaria de fazer, principalmente os mais artísticos. Hoje, no estúdio, a proporção e demanda cresceu muito, graças a Deus, e a equipe está aumentando, o que facilita esse gerenciamento. Por muito tempo fui muito centralizador e quis fazer tudo sozinho, mas hoje é praticamente impossível.

Qual é o seu conselho para iniciantes na carreira de fotografia?

Se inspire todo o tempo. Fotografe MUITO, treine MUITO. Encontre o nicho que você ama registrar e o mais importante: cerque-se de pessoas que acreditam no teu trabalho e nos teus sonhos. Aprecie a caminhada e não desista.

Agora vamos falar um pouco sobre o estúdio. Nos conte como e quando surgiu a ideia de montá-lo?

Sempre quis atender os meus clientes de uma forma diferenciada. Algo que fosse além da fotografia e sim uma experiência. Bato muito nessa tecla o tempo todo porque, nos dias atuais, as pessoas procuram experiências que sejam marcantes. No meu primeiro estúdio (final de 2021) o espaço era muito menor (cerca de 30m2), não comportava o que eu gostaria de proporcionar, mas era o que eu conseguia alugar no momento. No final de 2022, ainda não podendo alugar algo maior, resolvi me jogar de cabeça e mudei de sala para uma de 80m2. A vontade era tão grande e eu acreditava tanto nesse espaço e nessa experiência que eu queria proporcionar que eu me joguei de cabeça, na cara e na coragem.

O que você oferece aos clientes?

Experiência. Um dia único, onde meu cliente passa esse período conosco no estúdio de uma forma confortável, alegre e divertida.

Com uma agenda superconcorrida, quanto tempo de antecedência para conseguir um horário com você?

De 40 a 60 dias.

Planos/novidades para 2023?

Tenho alguns projetos em mente, mas quero cada vez mais poder agregar valor aos meus ensaios e tornar cada vez mais único o meu trabalho, desde produção, atendimento etc.

STUDIO MARCIO JUNIOR

@marciojrph | (47) 9 9260-1006

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s