
Nossa pele precisa ser cuidada o ano inteiro, mas no verão precisamos fazer algumas adaptações na nossa rotina diária.
PELE OLEOSA
Um dos tipos de pele que mais sofrem nesta estação, pois a produção de sebo se intensifica no calor. O que fazer? Invista em um sabonete líquido antioleosidade e lave a face apenas duas vezes ao dia. Não deixe de usar hidratante. Lembre-se que pele oleosa também pode ficar desidratada. Use hidratantes levinhos, com textura aquosa; os com ácido hialurônico, niacinamida e ativos absorventes (como a tapioca) são muito bem-vindos. Tônicos adstringentes também são uma boa pedida.
PELE SECA E/OU SENSÍVEL
Por causa do sol, piscina ou água salgada, a pele pode ficar mais ressecada e sensível. Aqui a hidratação é fundamental. A limpeza deve ser realizada com sabonete líquido suave e com água fria para que o sebo natural da pele não seja retirado; os hidratantes podem ser mais cremosos. Nas peles sensíveis pode-se aliar ainda água termal, borrifando durante o dia.
PELE MISTA
As peles mistas normalmente tendem a ficar mais oleosas nesta época do ano; assim, vale o mesmo que para as peles oleosas; no entanto, se após estes passos sentir que a pele ficou muito ressecada, mescle, usando um sabonete suave e um hidratante levinho (aquoso).
PELE MANCHADA
As peles manchadas tendem a piorar a coloração; isso se dá pelo calor e pela radiação UV. Aliados são os antioxidantes tanto uso tópico como oral, bem como a água termal (dica: manter na geladeira): borrifar para baixar a temperatura da pele.
Independentemente do seu tipo de pele, filtro solar, óculos de sol, chapéu, roupas leves e ingerir água são indispensáveis para aproveitar a estação mais quente do ano.
Por Giovana Salgado
CRF/SC 9934
Especialista em Harmonização Facial e Estética Avançada
Consultoria Skincare Online
(47) 9 9932-7255
@giovanasalgadobc