
Sentar com a carteira no bolso de trás é um hábito bastante comum, especialmente entre os homens. Entretanto, o costume de ficar sentado em cima do objeto por muito tempo pode causar dores na região dos glúteos e nas pernas. O problema, chamado entre os especialistas de “síndrome da carteira”, já foi comprovado pela medicina e é mais comum do que se imagina.
O hábito atinge o nervo ciático, que é o nervo que tem origem na região lombar e se estende pela perna com várias ramificações. “Quando nós ficamos sentados em cima da carteira, ela fica sobre a nádega. Essa compressão sobre o nervo ciático por um longo período gera uma isquemia, uma falta de sangue e oxigênio no ciático, e o local começa a ter lesões, com isso, o paciente apresenta dor e formigamento tanto na região da nádega, como na região da perna”, explica Dr. Adriano Scaff, neurocirurgião especialista em medicina da dor.
Além disso, sentar sobre a carteira pode causar também um pequeno desvio na coluna (escoliose) e alteração no alinhamento do quadril. É inofensivo por um tempo, mas pode se tornar um problema sério a longo prazo.
A primeira medida para aliviar as dores é retirar a carteira do bolso ao sentar. “Outra opção é fazer fisioterapia para relaxar as regiões musculares, principalmente, do glúteo piriforme. Em último caso, se as dores persistirem, entramos com a medicação”, finaliza o especialista.
Um comentário sobre “SÍNDROME DA CARTEIRA: CONHEÇA O HÁBITO QUE PODE CAUSAR DORES NO CIÁTICO”